Estudo clínico recruta adolescentes com esquizofrenia ou transtorno bipolar em Curitiba; veja como participar
01/10/2024
Pesquisa testa um composto para minimizar os efeitos de um dos medicamentos mais utilizados no tratamento dessas doenças. Estudo acontece em outras cidades do país
Divulgação
Uma instituição privada de estudos clínicos de Curitiba está recrutando crianças e adolescentes com esquizofrenia ou transtorno bipolar para um estudo que testará um composto que deve minimizar os efeitos do medicamento Olanzapina, um dos mais utilizados no tratamento dessas doenças e que ocasiona no ganho de peso dos pacientes.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O estudo, realizado pela Trial Tech, deve contar com a participação de cerca de 220 crianças e adolescentes com esquizofrenia ou transtorno bipolar em todo o mundo. Além de Curitiba, devem participar pacientes de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Podem se inscrever pacientes do sexo masculino ou feminino com esquizofrenia, de 12 a 17 anos de idade, ou transtorno bipolar, de 10 a 17 anos de idade.
As inscrições podem ser feitas pelo responsável no telefone (41) 99206-1583 ou pelo email contato@trialtech.com.br. A validação da participação acontece após a triagem dos candidatos.
O recrutamento está aberto e tem previsão de terminar em agosto de 2025. Após o final do estudo, caso mostre eficiência, o remédio deve ser comercializado, e o paciente participante recebe o medicamento gratuitamente enquanto houver benefício clínico.
LEIA TAMBÉM:
'Todo mundo passou como se ele não fosse nada': Filho de idoso que caiu na rua e morreu atropelado desabafa
Eleições: Servidor da Prefeitura de Curitiba é exonerado após pressionar funcionários e pedir dinheiro para campanha de Eduardo Pimentel
Crime: Suspeitos invadem loja de bebês reborn e levam R$ 55 mil em bonecas
Como funciona o estudo?
A pesquisa é dividida em três períodos: triagem, tratamento e acompanhamento. Durante cada um deles, o paciente tem pelo menos uma visita com o médico no centro do estudo.
A visita de triagem tem o objetivo de determinar se o candidato atende aos requisitos para participar do programa. Se o médico do estudo determinar que o paciente tem as condições necessárias para participar, o adolescente selecionado recebe o tratamento durante 52 semanas, que consiste em tomar um comprimido, uma vez ao dia, durante este período.
Durante a ação, o paciente terá acompanhamento médico e de segurança através de exames e procedimentos: exame físico e neurológico, coleta de história médica, aferição de pressão e temperatura, eletrocardiograma, exames laboratoriais (sangue e urina), entrevistas e questionários e orientações comportamentais sobre ganho de peso.
Todos os procedimentos serão feitos na Trial Tech e não terão custo ao participante da pesquisa. Também serão custeados os gastos com transporte do participante e acompanhante.
A Trial Tech é coordenada pelos médicos Psiquiatras Hamilton Grabowski e Luiz Fernando Petry. A instituição oferece suporte em pesquisa clínica a clientes da indústria farmacêutica e CROs (Clinical Trials Organization), atuando na Condução de Estudos Clínicos Fases II, III e IV, com foco nos tratamentos para alzheimer, esquizofrenia e depressão.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.